Definida pelo desgaste da camada externa (dura) dos dente por conta de processos químicos, a erosão dentária não causa apenas problemas estéticos, mas também sensibilidade e problemas na mastigação.

Causas:

  • Entre as causas está o consumo de alimentos abrasivos, tais como sucos de frutas ácidas, refrigerantes e medicamentos. Indivíduos com problemas gástricos s psicológicos, que provocam refluxo e vômitos (voluntários ou involuntários), também podem sofrer com a erosão dentária.

Sintomas:

  • Os principais sintomas da erosão são a descoloração dos dentes, sobretudo nas pontas, que ficam quebradiças. Um agravante disso são as fissuras e rachaduras que podem ser desenvolvidas na superfície onde se mastiga.

Tratamento:

  • O tratamento depende muito do grau em que se encontra a lesão dental. nos casos bem iniciais onde há uma perda muito discreta de esmalte é indicada a aplicação de flúor. Noa casos mais avançado é indicada a aplicação de resina, com finalidade de recuperar o tecido perdido e restabelecer a estética do elemento dentário.Em caso de dúvidas, consulte um especialista.