Seja, feliz sorria

A saúde bucal tem uma influência muito grande na vida das pessoas e impacta diretamente na autoestima.  O desejo de sorrir e externar a alegria, a felicidade ou a simples simpatia, não pode ser escondido e muito menos ser objeto de medo em mostrar o sorriso.

Vários problemas de saúde bucal tornam as pessoas reféns de situações constrangedoras, levando até mesmo a depressão. Problemas dentários como: Dentes tortos, falta de dentes, cáries, gengivite, assimetria facial, dentes amarelados e mau hálito.  Também podemos citar situações de próteses mal adaptadas, quebradas ou desgastadas.

Todos os problemas de saúde bucal devem ser tratados o mais precocemente possível, pois quanto mais cedo forem detectados, mais eficiente será a solução. No entanto, a maioria das pessoas, ou por falta de informação, ou por comodismo, acaba deixando os problemas bucais se agravarem. Somente procuram os  profissionais da odontologia quando a situação fica insustentável.

Esse tema tão profundo e delicado, muitas vezes é ignorado desde a infância, o que tornou muitos adultos traumatizados e descrentes na sua própria capacidade sorrir. Até mesmo os poetas reportam-se a esse tema de forma enfática, tentando alertar as pessoas:

“Não esconda seu sorriso e seu olhar, pois existem muitas pessoas que precisam dele. Não deixe de sorrir, pois seu efeito te fortalece. Nunca deixe de acreditar, pois a nossa maior qualidade é a capacidade de mudar.”

Os recentes avanços tecnológicos na odontologia conseguem solucionar a maioria dos casos de perda dentária extensa, por meio de implantes dentais. Existe também recurso das próteses de fibra flexíveis, que substituem além dos dentes, os tecidos ósseos e gengivais, proporcionando aos pacientes uma reabilitação funcional e estética mais eficiente e agradável.

Atualmente o padrão de beleza facial mudou muito e está muito mais exigente em relação as décadas passadas. Seguindo esta tendência e odontologia acompanhou as novas exigências criando recursos estéticos inovadores e modernos que caíram no agrado da população.  O recurso mais usado pelos pacientes são os aparelhos ortodônticos, que suprem a necessidade de alinhamento dos dentes, seguido pelas facetas estéticas de porcelana (lentes de contato dental), clareamento dental.  

Esta nova consciência de saúde bucal vem sendo cada vez mais difundida em nossa sociedade moderna, não apenas como uma parte, mas como um todo. De nada adianta ter um corpo/rosto perfeito se o sorriso não acompanha. Esconder o sorriso não resolve, pois ele é a peça fundamental que coroa toda a beleza que o ser humano possui externa e internamente.